quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Reflexão

O ano letivo está acabando, quase fim de bimestre. Esse é um momento especial! Principalmente para as 8ª séries. Tudo bem que às vezes parece que eu que estou me formando, tal meu entusiasmo para a preparação do encerramento. É hora de olhar para trás e ver por tudo o que já passamos. Sem dúvida, algumas tristezas, alguns conflitos, mas, felizmente, por inúmeros bons momentos, de alegria, de vitórias e de cumplicidade, por alguns de vocês.
Devo esquecer aqueles que me impuseram obstáculos infundados e agradecer àqueles que me impulsionaram adiante. É hora, mais do que nunca, de valorizar as amizades e os conhecimentos adquiridos aqui, pois nos professores também aprendemos com vocês, principalmente sobre o comportamento humano, sem falar em comportamento adolescente. A cada escola que passamos não podemos imaginar como vai ser as coisas, qual é o público que nos aguarda, porém uma coisa é certa todos os estranhos vão fazer parte da nossa vida, onde todos os cantos vão ter histórias. Passei com vocês dias muito bons, aprendi e espero ter ensinado um pouquinho a vocês também. Fiz amigos, muitos dos quais, me acompanharão para sempre. Por isso só tenho que comemorar! Levo no meu coração sonhos de crianças (ah! Desculpa! Não são mais crianças). Nas minhas lembranças rostos sorridentes alguns conciliadores, compreensivos que me incentivava no momento de aflição, quando vocês não me davam em certos momentos à devida atenção, (rsrs). A ternura de alguns, o abraço sincero de outros, um “oi prôzinha”, um “Ah! Hoje você está muito bonita”, um “eu gosto de você”, isso compensa qualquer outro que por algum motivo pessoal, não foi carinhoso comigo, ou deixou de aproveitar o que eu tenho de mais precioso, meu “entusiasmo”. Não esquecerei nem uns de vocês podem estar certos disso, cada rosto pessoal, um a um. Podemos ser felizes, fazer planos, sonhar, ter energia bastante para realizá-los, independente de quaisquer obstáculos, porém temos que acreditar em nós, e traçar metas sempre mais altas. Alguns de vocês têm essa conscientização, outros ainda falta amadurecer um pouquinho mais. Não deixem de se encantar com a vida, viver apaixonadamente e desfrutar tudo com toda intensidade como é típico da idade de vocês, mas façam com consciência, com responsabilidade. Outro dia falei para um de vocês, não vou citar nomes, sua mãe estava presente. “Não sou eu quem vai reprová-lo, mas o mundo lá fora”. Vivemos dias de muita competitividade, e lá fora procuram os melhores, pensem nisso, pois ainda a tempo de correr atrás de algo que deixamos escapar. Sinto-me mais jovial estando ao lado de vocês, pois é a idade em que queremos nos vestir com todas as cores, experimentar todos os sabores, recriar a vida. Só precisam ter atenção à direção que irão tomar, porque tem caminhos que não tem volta, principalmente quando se trata de drogas. Alguns permanecerão outros tentarão as “Etis” da vida ou outras escolas. Mas uma coisa é certa e ter sempre em mente, que o que faz a vitória do ser humano não é somente a chegada, mas cada passo, cada minuto, em direção ao alvo, afinal a viagem deve ser tão boa quanto o destino. Um grande abraço carinhoso e ótima viagem a todos vocês.

“Mesmo que as pessoas mudem e suas vidas se reorganizem, os amigos devem ser amigos para sempre, mesmo que não tenham nada em comum, somente compartilhar as mesmas recordações”. Vinícius de Moraes


Um comentário:

  1. Oi Amiga, vim desejar um Natal abençoado e que 2011 seja repleto de realizações.
    Um abraço carinhoso,
    Eli

    ResponderExcluir