quinta-feira, 8 de abril de 2010


Você conhece o significado dos monumentos de Santo André?

A cidade de Santo André possui ao todo 35 monumentos históricos espalhados por diversos pontos da cidade. Essas obras, em sua maioria, têm o intuito de homenagear pessoas e entidades que se destacaram e foram importantes para o município, além de divulgar trabalhos de artistas da região. Grande parte dos monumentos é esquecida pelos moradores da cidade, e quando lembrados, o autor e o seu significado são completamente desconhecidos. Muitas dessas obras sofrem com a má conservação e o vandalismo.
Entre os monumentos destacam-se as obras de Sacilotto, em alguns pontos da cidade, o monumento ao imigrante italiano, localizado no Centro, os monumentos à maçonaria, na vila Gilda e à bíblia, localizado na Praça Antonio Fláquer (Ypiranguinha). Há ainda o Marco Zero da cidade, na praça IV Centenário, o Cruzeiro, na vila Assunção e os bustos dos Senadores Fláquer e Antônio Fláquer, ambos no Centro da cidade.
Outras obras, como os bustos dos padres Luz Capra, na Praça do Carmo e Primo, na vila Assunção, o Ideograma Japonês, no Parque do Pedroso, os monumentos à Indústria, localizado na Praça Rui Barboza e à mulher, no clube Atlétio Aramaçan e o mural de Iracy Nitsche, na biblioteca Nair Lacerda, tampouco são lembrados pelos munícipes.
O Cruzeiro, localizado na Praça Assunção (1º largo), na vila Assunção é a mais antiga obra da cidade. Instalado no ano de 1922, a cruz talhada em granito sobre um tronco de pirâmide foi feita com pedras rejuntadas por Guilhere Zühlke. Encomendada para a comemoração do centenário da Independência do Brasil, a cruz traz os dizeres “Independência ou morte”, que fazem menção a data. Inicialmente, a obra foi instalado em frente a paróquia de Santo André, mais conhecida como Matriz. Somente no ano de 1950 foi transferido para a vila Assunção.
"Sei que essa cruz ficava na Igreja Matriz e depois foi transferida para cá, mas não sei quem fez e nem o que ela significa", diz a moradora da cidade, Rosana Pereira de Oliveira.
Localizado na Praça Adhemar de Barros, Centro, o Monumento ao Imigrante Italiano é sem dúvida o mais conhecido. Instalado em 27 de janeiro de 1973, a obra do italiano Caetano Fracarolli, uma estátua de bronze com os dizeres "Duas Pátrias Serviram sob o signo do amor e do trabalho fundindo o espírito de Roma com a vocação cordial da terra brasileira", pretendia homenagear todos os imigrantes, especialmente os italianos instalados na região a partir do século XIX. As inscrições foram retiradas no momento da reformulação do sistema viário do entorno da praça, em 1999.
Na Praça Embaixador Pedro de Toledo, no Centro da cidade, o Busto do Senador Fláquer, feito pelo escultor Rigoletto Mattei, é também uma obra bastante conhecida pelos andreenses. Foi instalada no ano de 1932, na Praça Embaixador de Toledo e em 1971 foi reinstalado na Rua Senador Fláquer. Somente no ano de 2000, a partir das obras de remodelação da Rua Coronel Oliveira Lima, a escultura voltou ao seu local de origem. O busto foi feito todo em bronze sobre uma base de granito e sustentado por duas colunas revestidas por granito. A frase “Homenagem do povo de São Bernardo” deixa claro o verdadeiro intuito da obra, que é de prestar uma homenagem ao Senador da cidade de São Bernardo, por todos os serviços públicos prestados àquela população.
Também no Centro de Santo André, fica a Obra de Arte de Sacilotto, localizada na rua Coronel Oliveira Lima. Inaugurada no ano 2000, a escultura confeccionada em chapa de aço carbono, nas cores vermelha e amarela, esta sobre uma base de concreto. O autor, Luiz Sacilotto, é um artista andreense e podemos encontrar vestígios de sua obra também no piso da rua Coronel Oliveira Lima. Conhecido pela opção no tridimensional, Sacilotto produz relevos em alumínio pintado e uma série de esculturas em latão e alumínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário