terça-feira, 1 de dezembro de 2009


Cuidado com as Palavras

Mudar a forma de pensar e agir não é fácil, não existe receita pronta, pois cada caso é um caso, mas podemos mudar se assim desejamos. Os pensamentos, os estados interiores atrapalham muito a nossa vida, mas as palavras que usamos embora pareçam inofensivas podem atrapalhar muito ou até mais que os pensamentos. Uma vez que verbalizou não tem volta. Palavras mal ditas são verdadeiras malditas palavras. Cuidado com as palavras! Já me arrependi muito de palavras ditas em momentos de raiva ou estresse, e depois analisar que fui à única infeliz. Nos momentos de raiva, é comum amaldiçoarmos nossos filhos, usando as seguintes expressões: Você só me envergonha! Você só me dá raiva! Seu Pestinha! Vamos mudar nosso linguajar. Procure controlar suas emoções. Fiz um propósito com Deus de ele travar minha língua para que não saia da minha boca nenhuma palavra maldita, e sim unicamente o que for boa para edificação, principalmente ao lidar com meus filhos. Palavras boas geram reações boas. Mudam as perspectivas da vida e amenizam os sofrimentos. Peço todos os dias a Deus para me ensinar a mansidão e o domínio próprio. É uma certeza absoluta: se algum dia um casal, numa briga, disser qualquer grosseria ou “verdades” que só aparecem no calor da briga, nunca mais a relação será a mesma, então tome cuidado. Dizem que a boca fala do que o coração está cheio: no caso maldade e ai acabamos nos afogando no próprio veneno. Devemos ter cuidado com palavras e sinônimos, também que usamos para conosco. Muitas vezes falamos “Sou uma Anta”, nosso cérebro não tem senso de humor, olha que ele acredita viu? Podemos dizer “Espero melhorar” ou “Sei que vou melhorar”, tem outro enfoque. Vamos esquecer aquelas frases feitas, aquela do tipo: “Pau que nasce torto morre torto”, “Filho de peixe, peixinho é”. Ninguém é igual a ninguém, vamos nos valorizar e acreditar que somos capazes de ser melhores que ontem. Rotular as pessoas é muito negativo, atualizar a mente limpar o nosso arquivo mental é sinal de mudanças. Temos mania de julgar as pessoas antes de conhecê-las ai perdemos a oportunidade de viver momentos bons ao lado delas. Tem pessoas que são infelizes, e se sentem incomodadas quando tem ao lado pessoas espontâneas, alegres, pois em seu intimo gostariam de ser iguais e não se tão oportunidades por medo de mudar.

"O homem arruína mais as coisas com as palavras do que com o silêncio." Mahatma Gandhi

Nenhum comentário:

Postar um comentário