terça-feira, 29 de dezembro de 2009

O peso das responsabilidades

No nosso dia a dia nos deparamos com inúmeras dificuldades, se fossemos citar os grandes problemas e dificuldades que enfrentamos no decorrer dos dias, teríamos uma lista enorme. Se conversarmos com algumas pessoas estas dirão que as maiores dificuldades são: falta de dinheiro, problemas de relacionamento, competição e consumismo exagerado. E claro a falta de tempo! Esse quem já não reclamou? Leia minha matéria “Você tem pressa?”. Bom tempo é dinheiro, e temos que correr sempre e cada vez mais rápido para conseguirmos “dar conta” de tudo. Nesta busca de conseguirmos ser sempre os primeiros e melhores do mundo, nos tornamos ótimos profissionais no dia a dia do trabalho, mas acabamos nos esquecendo e deixando para um segundo plano coisas mais importantes como família, amigos e, sobretudo a tão buscada qualidade de vida. O pior é que enquanto estamos trabalhando nos concentramos no trabalho e em nossos problemas, e quando estamos em momentos de lazer estamos preocupados com os mesmos problemas do trabalho, quando vamos ao cinema estamos lembrando-se da pendência que ficou para segunda-feira e assim por diante. Desligamo-nos de tudo, menos dos problemas diários. Cada dia, mais problemas como stress e depressão tem atingido pessoas que não consegue se desligar. Uma vez assisti a uma palestra sobre estresse no trabalho e o palestrante que não me lembro o nome, falava sobre gerenciamento da tensão. “Levantou um copo com água e perguntou à platéia:
- Quanto vocês acham que pesa este copo d'água?
As respostas variaram entre 20 g e 500 g.
O conferencista, então, comentou:
- Não importa o peso absoluto.
Depende de quanto tempo vou segurá-lo. Se o seguro por um minuto, tudo bem. Se o seguro durante uma hora, terei dor no braço. Se o seguro durante um dia inteiro, você terá que chamar uma ambulância para mim.
O peso é exatamente o mesmo, mas quanto mais tempo passo segurando-o, mais pesado vai ficando. Se carregarmos nossos pesos o tempo todo, mais cedo ou mais tarde não seremos mais capazes de continuar, pois a carga vai se tornando cada vez mais pesada.
É preciso largar o copo e descansar um pouco antes de segurá-lo novamente”.
Temos que deixar a carga de lado, periodicamente. Isto alivia e nos torna capazes de continuar. Portanto, antes de você voltar para casa, deixe o peso do trabalho num canto.
Não o carregue para casa. Você poderá recolhê-lo amanhã. Vamos aproveitar o Ano Novo para adicionar mais um ano em nossa vida, vivendo melhor em busca do bem estar. A vida é curta.

"O que fazemos durante as horas de trabalho determina o que temos; o que fazemos nas horas de lazer determina o que somos." Charles Schulz

Nenhum comentário:

Postar um comentário