terça-feira, 27 de outubro de 2009

Era digital

A vida de nossos pais pode ser contata por álbuns de fotos. São retratos amarelados em preto e branco. Álbuns de capa dura cafona, onde traz recordações de épocas distantes. Que muitas vezes rimos ao olhá-las, reparamos nas roupas, nos cabelos, comparamos se parecemos com nossa avó, rimos das modas passadas e lembramos-nos de pessoas que foram muito queridas e até esquecemos, são saudades que só um álbum nos revela. Apesar de eu ser um pouco futurista, não ser tão nostálgica como minha irmã Rosangela, por exemplo, resisti um pouco á máquina digital. Adoro fotos, e sei exatamente qual sentimento que se passava no momento que ela foi tirada. Lembro da minha infância, quando nos arrumávamos toda para aquela foto, tem aquelas que amo em especial, por causa da blusinha que tinha sininhos, lembro de outra que muito entusiasmada queria sentar no cavalinho, porém minha chorou muito e tive que tirar em pé ao lado do cavalinho, e a foto revela minha decepção. Quando minha filha nasceu tirava um filme de 36 poses por mês e revelava todos, ainda tenho os álbuns e adoro vê-los, porém depois disso tive que entrar para era digital. Outro dia conversando com minha amiga, perguntei das fotos de sua viagem, disse: esta no computador, ou seja, tai o fruto da era digital, o hábito de não imprimir mais fotos e colecioná-las em álbuns. Este hábito mudou até a economia, as velhas empresas estão deixando de produzir máquinas, filmes e papel fotográfico. Hoje faço álbuns de fotos digitais, já falei que é um dos meus trabalhos, faço clipes com músicas e fica maravilhoso também, e é uma forma de reunir todos na sala para assistir ao DVD. Porém, não deixe de revelar as mais maravilhosas, algumas de cada mês, e faça scraabook , que é maravilhoso, é um trabalho artesanal, que você pode desenvolver sua criatividade, com diversos papeis, recadinhos, fitinhas, vale a pena. Observe a foto, essa meninha sou eu, no colo da minha mãe, meu aniversário de 1 aninho.
Ditados populares da Era digital
1. A pressa é inimiga da conexão.
2. Amigos, amigos, senhas à parte.
3. Antes só, do que em chats aborrecidos.
4. O arquivo dado não se olha o formato.
5. Diga-me que chat freqüenta e te direi quem és.
6. Para bom provedor uma senha basta.
7. Não adianta chorar sobre arquivo deletado.
8. Em briga de namorados virtuais não se mete o mouse.
9. Em terra off-line, quem tem 486 é rei.
10. Hacker que ladra, não morde

3 comentários:

  1. Oi Rosi!!! Você se esqueceu de mencionar a "angústia" de esperar dias pela revelação, prá ver se todas as fotos tinham saído, se nenhuma tinha queimado... E aquela tristeza em ver que aquela bela foto tinha saído tremida!!!! Mas você tem razão... Tudo fica numa memória remota, digital, quase esquecida... Procuro sempre revelar as minhas fotos de viagem, pelo menos umas 10!!! Agora pro fim do ano, vou montar prá minha mãe e minha sogra um álbum com nossas fotos de família (de 2004 prá cá, que foi quando compramos a primeira digital). O maior trabalho está sendo selecionar as fotos!!! Dá vontade de revelar todas!!!! Um beijão!!! Nan

    ResponderExcluir
  2. Ah!!! Eu também monto clips com fotos!!! ADORO!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Rosi,

    Até chorei quando vi essa foto, saudades de todos, vou pedir tua ajuda pra revelar algumas fotos minhas digitais e melhorar algumas do velho album, rsrsr,
    beijos,

    Li.

    ResponderExcluir