terça-feira, 13 de outubro de 2009


Estresse

O estresse pode afetar nosso organismo de diversas formas e seus sintomas podem variar de pessoa para pessoa. Existe uma sensibilidade em cada um de nós que reage quando enfrentamos um problema, e isso explica como lidamos com situações desafiadoras, decidindo enfrentá-las ou não.
Acreditem todas as grandes mudanças que passamos na vida são situações estressantes, mesmo se elas forem boas e que esteja nos fazendo felizes. Às vezes a pura ansiedade nos faz estressar.
Dizem os especialistas que sejam situações de natureza física, emocional, é composto de reações fisiológicas, que se exageradas em intensidade ou duração podem levar a um desequilíbrio no organismo.
O estresse pode nos levar a perder cabelos, engordar, ter insônia, impotência sexual, entre outras enfermidades.
Ele também destrói relacionamentos, casamentos, porque a pessoa estressada deixa-se levar pela emoção do momento e não consegue ser racional no momento do estresse. Volto a falar no poder dos nossos pensamentos, porque o estresse é mais que a reação de causa e efeito, se não tocarmos em questões mais fundamentais de nossas vidas, investigar nosso mundo interior: a nossa mente, transformando cada situação de dor ou de estresse numa oportunidade para despertar nossa sabedoria, continuaremos escravos de situações do dia-dia. Falo de conhecimento, porque não é fácil mudar pensamentos negativos, quando estamos sofrendo uma situação estressante, é fácil sentir pena de si mesmo, imaginando que não há ninguém mais infeliz do que nós e essas lamentações diárias acabam destruindo nossa paz interior. Praticar esportes, relaxamento, ter mais lazer, gerenciar melhor o tempo, se alimentar e dormir adequadamente pode, sem dúvida, trazer algum alívio ao estresse. Ter um bom amigo, alguém na qual possamos falar sobre tudo, compartilhando todas as nossas alegrias e tristezas com completa confiança e abertura, faz com que a gente tenha um equilíbrio interior. O bom humor e o riso são também importantes formas de combater o estresse. Ah! E manter alguma forma de religiosidade também.
leia também

“A maior arma contra o estresse é nossa habilidade em escolher um pensamento ao invés de outro.” William James

Nenhum comentário:

Postar um comentário