quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Importância dos nossos pais.

Infelizmente só quando nos tornamos pais, que damos o devido valor aos nossos. Não importa qual relacionamento você deve com os seus pais, o certo é que um dia sentirá falta deles. Como é bom saber que eles existem, estão próximos. Com o passar dos anos, nós nos tornamos pais e eles filhos. Como são teimosos!!! E temos que dar conselhos, também, pois eles brigam... (rsrs) e um fala do outro, pelas costas é claro, pra ver de que lado você está.
A família tem uma importância imensa na vida de qualquer individuo, na personalidade e até nas atitudes que tem que tomar no decorrer da vida. No mundo violento de hoje e cheio de novidades, nunca os pais foram tão importantes. A mídia tem nos mostrado casos assustadores, cenas que não me lembro de existir, ou escutar quando criança. Pais que agridem filhos, filhos que atentam contra a vida dos próprios pais; adolescentes que ficam em rodas de “amigos” durante as madrugadas usando drogas, irresponsáveis que se embriagam nas festas e depois no volante colocam sua vida e a dos outros em risco. O pai tem que colocar ordem na sua casa, um lar sem regras vira um caos, muitos pais atribuem a educação à escola, mimam seus filhos, não impõe limites, para compensar a falta e a sua ausência. Muitos homens têm transferido para a mulher, a tarefa de dirigir o lar e de educar os filhos. Embora, a mãe também tenha sua responsabilidade nesta tarefa. Nos tempos de nossos pais, bastava um olhar para a gente se recolher, obedecer, nem precisava palavras. Claro que o que falava mais alto era o autoritarismo, não concordo com o autoritarismo também, porém não estou aqui para criticá-los, pois foi assim que aprenderam, e tenho certeza que fizeram o melhor.
Muitas vezes confundimos amor com segurança e por excesso de zelo ou proteção cortamos as asas de nossos filhos. Impedimos que eles busquem respostas próprias e vivam seus sonhos em vez dos nossos. Deixe os manifestar suas vontades, suas opiniões, se expressarem.
Dê liberdade de expressão mais não confunda com falta de limites! O que não devemos é deixar que a falta diálogo, torne a relação fria, sem Deus, sem limites com medo de frustrá-los. Tem muito vídeo game, televisão e computador, internet, ao invés de olho no olho. Falta falar de Deus, ter uma espiritualidade e se respeitarem como pessoas. Quando eu era criança estava acostumado a ver alguns amiguinho pedir a bênção aos seus pais - a qualquer hora que saísse ou chegasse em casa -, naquele apressado "Bença, pai!", "Bença, mãe!", não tive esse costume, porque meus pais nunca foram muito religiosos, mas eu achava muito bonito. Hoje, passados os anos, tenho profunda consciência da importância da bênção dos pais na vida dos filhos. Toda a Bíblia está repleta de passagens indicando a importância que Deus dá aos pais na vida dos filhos. Os pais são os cooperadores de Deus na criação dos filhos e, dessa forma, são também um canal aberto para que a bênção divina chegue aos filhos. Hoje meus filhos pedem a benção, e eu os abençôo, antes de saírem de casa e quando vão dormir.
Infelizmente não podemos voltar a nossa infância ou adolescência e ser melhores do que fomos, mas podemos nos perdoar por não ter sido melhores, e quem ainda tem seus pais amá-los melhor.
A vocês meus queridos pais, meu muito obrigado, eu os amo muito.

"Para compreender os pais, é preciso ter filhos." Sofocleto

Um comentário:

  1. Ah, Rosi... Não temos filhos. Não por opção, porque esse é um sonho meu desde menina. Acho que Deus está esperando o momento certo!!! 7 anos já se passaram desde que casamos, mas tudo bem!!!! Meus pais acabaram ocupando esse lugar! Sou a mãe deles!!! E faço tudo por eles!!! TUDO!!!Escuto as mesmas histórias sempre, com o mesmo entusiasmo, como se fosse pela primeira vez... Beijo cada um deles quando chego e quando saio! Levo-os onde for preciso (apesar da minha mãe ter 71 aninhos dirigir e muito bem ), a hora que for, para o que for! Só peço a Deus que me dê sabedoria., aceitação e entendimento quando eles tiverem que partir, porque o meu apego e o meu amor são grandes demais... Um beijo!!!

    ResponderExcluir