quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Do tempo da Vovó

Tenho certeza que alguém já aprendeu alguma receitinha para manter a casa limpa, tirar mancha de roupa etc., dicas que mesmo com todos os produtos de limpeza, prometendo mil e umas recorremos as da vovó. Pode perceber que atitude que se tinha antes da tecnologia está na moda novamente. Quem se lembra da garrafa de refrigerante de vidro retornável, pois é hoje ela voltou. Sustentabilidade é coisa séria, nossa avó já fazia e nem nos dávamos conta. E os bolinhos de sobras de arroz que ela fazia, de juntar vários pedacinhos de sabonete para fazer outro, aproveitar a água da máquina de lavar para lavar outro monte de roupa e depois ainda usar para lavar o quintal. Talvez você como eu achasse que era coisa de gente pão dura. O legal é que em tempos de ecologia urgente, podemos mudar algo, melhorar o futuro do nosso planeta com atitudes mais verdes, de mais economia, essa mania de descartável daqui e dali podemos eliminar. Que tal fazer uns guardanapos de Patchwork , além de lindos evitamos o desperdício de papel. Desligar a TV, se ninguém esta prestando atenção, e aproveitar para colocar o papo em dia, ou obrigar as crianças a brincar. Lembro de a minha mãe guardar o papel alumínio que usou para cobrir o arroz de forno e usar em outro prato, encapar os livro com sacolinhas plásticas, enfim poderia descrever enumeras atitudes daquela época, que cada um converse com a sua avó ou mãe se não se lembrar, e verá que tem muitas coisas. Podemos ajudar o planeta, adotando essas atitudes.
Algumas dicas do tempo da vovó:


- Para afastar traças dos armários, faça saches com folhas de capim-limão picadas e espalhe-os dentro deles.
- Um dente de alho com casca posto nos potes de grãos e cereal ajuda a manter longe os insetos e bolor.
-Para clarear roupas amareladas sem usar alvejante: ensaboe-as com sabão de coco e deixe-as ao sol para quarar. Depois enxágüe.
- Manchas de suor na roupa saem facilmente deixando as peças de molho em uma mistura de água morna e vinagre. Depois é só lavar normalmente.

“Quando a última árvore cair, derrubada; quando o último rio for envenenado; quando o último peixe for pescado, só então nos daremos conta de que dinheiro é coisa que não se come.”
Índios Amazônicos.


“Tão importante quanto reciclar, é preciclar.
Fale com outras pessoas da importância de se evitar o consumo excessivo de produtos. A escassez de recursos naturais e matéria prima podem interferir
daqui a alguns anos em nosso meio ambiente.”
Deivison Cavalcante Pedroza

2 comentários:

  1. Mais umas diquinhas!!!

    Colocar arroz cru no saleiro, impede que ele se umidifique, porque o amido presente no arroz, absorve essa umidade!!!

    Prá saber se o óleo está no ponto de fritura, colocar um palito de fósforo novo no óleo. Quando esse estiver bem quente, o palito acende sozinho!

    Água sanitária no borrifador, limpa tão bem (e muito mais barato) que os limpa-limos que existem no mercado, para remover o limo dos rejuntes do banheiro.

    Chá de casca de maçãs é uma delícia!!!

    Cascas de batatas (bem lavadas e secas) ficam uma delícia fritinhas!!!

    Se eu lembrar de mais alguma, eu volto depois!!!! Beijão!!!

    ResponderExcluir