terça-feira, 10 de novembro de 2009

Você Inveja ?

A inveja é considerada um dos pecados capitais, é necessário sabermos a diferença entre a cobiça e a busca do bem estar. Claro que não é errado trabalharmos para conquistar o conforto necessário e às condições materiais imprescindíveis, porém sem prejudicar ao próximo. Quantas vezes nos pegamos dizendo: ai que inveja desse corpo, ou quero ser tão bem sucedida no emprego como ela. Se alguém possui um objeto ou uma virtude que nos falta, desejá-los com humildade e sinceridade não é inveja. É bem diferente de você sentir raiva porque o outro tem e você não, ou querer a queda do próximo, ou quando nos consideramos muito mais dignos do que aquele que possui o que não temos. O invejoso não suporta ver uma pessoa que acabou de chegar invadir espaços que ele deixou de ocupar por pura incompetência e comodismo. Se sente atingido, ferido e se agarra, com unhas e dentes, ao espaço que ele acha que é seu e somente seu. Costumam fazer fofocas, queimam pessoas, malham as legítimas lideranças como se fossem Judas, desmerecem o trabalho realizado e fazem intrigas. Tudo por inveja. Não há dor de cotovelo que suporte o sucesso alheio. É por isso que a inveja proporciona infelicidade para aquele que se alimenta desse sentimento maligno. A inveja é um sentimento dissimulado, talvez o mais perigoso, porque as pessoas não admitem ter, ela se torna perigoso quando você quer evitar que o outro consiga qualquer coisa. Devemos ficar atentos à inveja porque ela nos indica um desejo reprimido, vamos fazer uma reflexão intima. Transformar a inveja que você sente em algo positivo é mais fácil do que imaginamos observe o que você gosta na pessoa que inveja: é a aparência? O cargo? A família? Amigos?
Será que não exageramos na idealização dessa pessoa? Costumamos idealizar a vida de quem invejamos e quando analisamos friamente a situação, vemos que ela não é tão cor-de-rosa assim, que existem dificuldades, problemas.
É preciso também valorizar mais o que temos. Quando sentimos inveja, ampliamos a figura da pessoa e diminuímos tudo que temos e conquistamos. É preciso equilibrar isso. Nem a pessoa está em um pedestal e nem nós somos tão pequenos, onde está sua auto-estima, acredite em você, mude! O sol brilha para todos, quem disse que dois bicudos não se bicam? Podemos juntar nossas forças em prol de um mundo melhor. Precisa-se admitir que no seu íntimo a inveja esta te consumindo.

"Invejar é do queixoso e do doente; agradecer é do que está satisfeito." Sêneca

Nenhum comentário:

Postar um comentário