quarta-feira, 25 de novembro de 2009



Os benefícios da prática de Ioga

Quando falo para algumas pessoas que estou praticando Ioga, ouço: Não gosto de Ioga, ou sou muito agitada para fazer Ioga, etc. Sempre fui muito agitada, e ultimamente muito estressada, e estou amando e sentindo os benefícios em minha pele. Infelizmente as pessoas têm conceitos de algo que nem conhecem, acredito que a maioria não quer, e que minhas amigas me perdoem, é saber na verdade “Quem sou eu”, porque só nos conhecemos de fato quando buscamos o silêncio interno. Prático há pouco mais que um mês, não tenho muita experiência, mas o pouco que vivenciei da prática, posso dizer que me tornei uma pessoa mais calma, tranqüila.
Algumas pessoas talvez não tenham encontrado esse silêncio, e por isso desconhece o valor. Durante a aula de Ioga experimento lidar com as minhas dificuldades, observo, sem falar, sem perguntar durante a aula, neste momento não deve haver outra voz na sala além do professor. E nesse silêncio você aproveita pra observar sua mente, quieta ou agitada, os pensamentos que passam sentimentos, como você está... Pratique olhando pra dentro de si e veja o que acontece. No começo não é fácil. Na prática de Ioga buscamos nos encontrar com a própria respiração, parece estranho uma vez que ela faz parte de nós, porém não temos esta percepção no dia-dia, pois respiramos automaticamente. Como minha instrutora costuma repetir “Respirar é Viver”. Respirar é encontrar consigo, é perceber a presença de Deus em si, é deixar sair o que não está legal, as energias negativas, quando exalamos, abrindo espaço no corpo e no coração e recebemos energias positivas. Então se concentre em aprender a respirar melhor, pois quanto mais profunda e consciente a respiração, maior o contato consigo, maior o silêncio interno e mais paz.
Os efeitos que a prática nos traz são imensos, como aumento da flexibilidade, fortalecimento dos músculos, aumento da vitalidade e maior controle sobre o estresse, esse senti rapidamente. A mente é trazida para o presente, como em qualquer prática de meditação. Sim, porque a permanência na postura é uma forma de meditação, sem contar à energia que flui. Já fiz curso de meditação e massagem bioenergéticas e aprendi que muitas vezes não sentimos desconforto físico, mas sim emocional – raiva, medo, ou mesmo emoções que não sabemos nomear. Praticar Ioga é bem mais que fazer posturas. Um dos primeiros passos a aprender nesse caminho é buscar aquietar-se, para aprender de si.

"A unidade da respiração, da consciência e dos sentidos, seguida pela aniquilação de todas as condições da existência: isso é o Yoga."
Maitri Upanishad, VI:25

Nenhum comentário:

Postar um comentário