segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Administre melhor o seu tempo.

Continuo correndo e às vezes meu tempo é curto, para tantos afazeres. E o que é pior, se perguntarmos para qualquer mulher de norte a sul, o que gostariam de acrescentar em sua vida, boa parte das respostas seria: ter mais tempo. Temos 24 horas, e por que será que é cada vez mais comum todo mundo reclamar que está sem tempo para nada? No meu caso, não consigo no dia-dia delegar muitas tarefas para ninguém, pois sou mãe de 2 crianças, e as levo para dança, natação, judô, Karate, quando não médico, dentista, e ainda cuido da casa e do trabalho. Mas à medida que o tempo passa as divisões de tarefas tem que existir, para uma boa convivência familiar. Em casa nos finais de semana coloco o marido para participar, limpa o quintal e dá banho no cachorro, as crianças no dia-dia já cuidam de guardar seus brinquedos, e sapatos, e pode acreditar já é uma boa ajuda. Acho que hoje administro bem o meu tempo, gosto muito de usar agenda, pois é uma forma de me programar, e ter um relógio sempre no braço é indispensável, no meu caso. Mas isso já foi pior, e o resultado é a negligencia conosco mesmo, com a saúde, deixamos de nos alimentar direito, comemos qualquer porcaria, em pé, correndo, não reservamos um tempo para uma atividade física, enfim infelizmente uma característica da vida moderna. Que acaba nos estressando e nos engordando. Uma das coisas que sempre gostei e fiz, foi programar meu fim de semana. Já na sexta-feira procuro passeios, teatro, show de preferência eventos com entrada grátis. Ou que dá pra fazer sem ter que gastar muito, pois quem tem criança, sabe que o pouco é sempre muito. Uma ótima opção para quem mora em São Paulo é a programação do SESC. Tem peças infantis a preço de até R$ 3,00, peças que muitas vezes custa R$ 30,00 em teatros renomados. Sem contar show de música, exposição e dança. E foi analisando como fazia essa programação que percebi que nosso tempo também pode ser mais bem administrado se programarmos melhor a nossa rotina. Arrumo mochilas de natação, kimono, etc. no dia anterior, pois me livro de pequenos imprevistos que pode furar meu esquema no dia seguinte. Outra dica é deixar a cozinha sempre arrumadinha e limpa. Costumo deixar a mesa do café da manhã também posta e já escolher o que vou colocar para o lanche das crianças. Com isso ganho tempo para arrumar as crianças para a escola e sair no horário para minhas caminhadas. Só não escolho a roupa que vou vestir, porque como toda mulher, sou muito imprevisível. Já tive muitos problemas em chegar no horário em qualquer ocasião que fosse, e isso é muito desagradável, você tem que escutar: - “Tinha que ser ela, atrasou de novo”. Parece absurdo tudo isso, pra você? Esta me achando neurótica? Mas se você tem problemas com o seu tempo, faça uma experiência, porque quando você coloca limite para realizar algo, você deixa de empurrar com a barriga ou protelar. Leia minhas matérias sobre – “Tenho pressa” e “Hoje é dia de Dieta”. Precisamos de tempo para relaxar, namorar, comer, dormir e alimentar amizades a diversão não pode ficar em segundo plano. As amigas sumidas combinem de marcar um Happy hour, uma pizza, pelo menos 1 vez no mês, não se isolem. E boa administração do tempo a todos.

"Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de abraçar e tempo de afastar-se; tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz." (Eclesiastes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário