terça-feira, 29 de setembro de 2009

Necessidade ou vontade?

Quando somos crianças somos compensados quando somos obedientes, quando limparmos o prato não deixando sobras e assim por diante. Também inconscientemente fazemos o mesmo com nossos filhos, - se você comer tudo ganha surpresa, caiu damos um beijinho, etc. Então percebemos que essa compensação alivia e melhora nossa frustração. Então saímos à procura de qualquer coisa que possa amenizar nossas amarguras. Consumir desesperadamente é um dos recursos que usamos, pois é mais próprio das mulheres: estamos deprimidas, chateadas, brigamos com o marido, algo não deu certo, e... A obesidade é um dos males dessa compensação, uns comem até explodir e quem pode vai às compras. Comprar compensa nossas frustrações, pode ser até uma quinquilharia que nunca vamos usar. E se você come para compensar, nessa hora se alguém perguntar o que você comeu você não sabe responder, que triste! Isso tudo alivia. Então vamos pro shopping! (rsrs) Tudo é motivo pra consumo, tristeza, alegria, comemoração, despedida, chegada, enfim.
Não faz muito tempo eu era uma consumidora nata, comprava até número que não me servia, só pra aproveitar a liquidação ou coisa parecida. Um dia tive que refletir sobre esse consumo se era necessidadeo ou vontade.- porque você compra?
Claro que demorou mais uns anos pra eu refletir sobre essa pergunta, mas hoje acho que somos tomados pelo orgulho e outros defeitos e sentimentos que agem nessas horas e não sabemos resolver por falta coragem de enfrentar as tais compensações acima.
Estou na fase da compensação, mas agora escrevendo, pois não tenho dinheiro pra comprar nada (rsrs).
Devemos segundo especialistas financeiros fazer antes de um impulso e gastar o que não tem, perguntas do tipo: - É necessária essa compra? – Preciso disso? – Tenho dinheiro?
Faça isso antes que seja tarde, antes que sua conta bancaria seja arruinada.

“Quem comprar o que não precisa, venderá o que precisa”. Ditado árabe



Um comentário:

  1. Gostei muito do texto, bem escrito, sensível... e o tema foi muito bem escolhido. O que eu faço quando respondo errado as perguntas e compro o que não preciso? Raquel Centro de dança

    ResponderExcluir