quarta-feira, 9 de setembro de 2009


Você tem Medo de quê?


Você tem medo de que? O medo é covarde, pois se o enfrentarmos ele, simplesmente vai embora. A simples identificação do medo já acaba com o poder que ele possa ter sobre nós.
O medo pode se transformar em uma doença (a Fobia) quando passa a comprometer as relações sociais e a causar sofrimento psíquico.
Tem pessoas que sempre deixam para depois coisas realmente importantes, às vezes por angústia, culpa e por não achar que consegue fazer tudo que precisa fazer, principalmente pelo medo de ser imperfeito.
O medo podem paralisar uma pessoa. Geralmente o que a gente conhece é mais fácil de lidar do que com o desconhecido.
O medo pode provocar reações físicas como a adrenalina, aceleração cardíaca, a tremedeira, e pode desencadear a depressão e a síndrome do pânico. O medo está ligado a uma interpretação, imaginação e crença que aprendemos quando crianças. E às vezes nos prepara para literalmente fugir da situação.
Algumas coisas em que acreditamos são positivas e importantes a vida toda, outras podemos eliminá-las ou modificá-las quando nos tornamos adultos.
Na minha época os mais velhos nos diziam: - “Cuidado com o homem do saco.” Se hoje eu não me perguntar se isso é verdade mesmo, eu continuarei com medo do homem do saco. –“Olhe para os dois lados antes de atravessar a rua.” Digo para meus filhos, isso será útil a vida toda pra eles e pra todos nós, se não quisermos ser atropelados.
A transformação desse medo pode começar agora, o nosso inconsciente aceita tudo que escolhemos para acreditar, vamos rever as nossas crenças que muitas vezes são infantis, como o bicho papão.
leia mais:

"O medo derrota mais pessoas que qualquer outra coisa no mundo."
Ralph Waldo Emerson

2 comentários:

  1. Engracado hoje em dia tenho pavor de alturas. Antigamente andava em montanha russa e adorava, hoje so de ver ja comeco a suar.E um medo sem explicacoes aumentou depois que completei meus 30 aninhos.Tenho medo do escuro tambem nao durmo tranquila se nao ver um fundinho de claridade.Beijos...

    ResponderExcluir
  2. Conversei com algums pessoas sobre esse tipo de medo, e a maioria que o criou, são mulheres e mães. Ai me pergunto, não estamos ocultado outro medo?
    Eu sou uma delas, só não tenho medo o escuro

    ResponderExcluir