segunda-feira, 21 de setembro de 2009

De volta ao mercado de trabalho

Atualmente as empresas, apresentam várias oportunidades de crescimento profissional, as quais estão sendo disputadas por profissionais cada vez mais qualificados, porém para se destacar é preciso ser cada vez melhor, para poder aplicar os conhecimentos e gerar assim resultados positivos para a empresa. Estava conversando hoje pela manhã com minha companheira de caminhada sobre as dificuldades que nós mulheres ainda temos em voltar ao mercado de trabalho. Falava sobre as dificuldades que enfrentei durante o ano inteiro de 2008, atrás de uma oportunidade. E responder a dezenas de perguntas do tipo: Com quem vai ficar seus filhos? Como se eu fosse à única mulher a ter que deixar seus filhos o dia inteiro na escola. As minhas qualificações e experiência, não contaram muito, trabalhei na economia informal durante muito tempo e isso também prejudicou, mas o fato de eu ser mulher e principalmente mãe, acho que foi o grande motivo. Sofremos muitas pressões em provar nossa competência, em provar que somos capazes de conciliar trabalho, filhos e família. Estamos cada vez mais adiando nossos projetos de maternidade e muitas reduziram a (1) o número de filhos, para facilitar a presença no mercado de trabalho e também aumentando cada vez mais o nível de instrução. Meu descontentamento é que o sexo masculino ainda não aprendeu a dar valor merecido para nós, estão esquecendo que a mulher além dos afazeres domésticos, é capaz de conquistar um espaço no mercado de trabalho e ter seu talento reconhecido.


"Qualquer mulher que entenda os problemas de cuidar de uma casa está muito perto de entender os de cuidar de um país." Margaret Thatcher

Nenhum comentário:

Postar um comentário