quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Traição

Segundo Mirian Goldenberg, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pesquisa o tema há quase 20 anos e é autora dos livros A OUTRA e INFIEL (ambos da Editora Record): a traição é questão cultural e não genética como muitos homens alegam, diz ainda que a média de parceiras que cada homem tem ao longo de sua vida esta entre 12 mulheres, um número considerado baixo por eles, e a maioria tem vergonha de dizer que teve 5 ou 6 mulheres apenas. A questão é: Quem trai mais? O homem ou a mulher?
Ninguém esta livre de ser traído ou ser o traidor.
Os homens podem trair sua esposa sem culpa, porque se sentiu atraído por outra mulher e teve oportunidade de sexo, ou porque o casamento estava morno, etc. Já a mulher pela própria criação, acha que amor e sexo têm que caminhar juntos, mas essa realidade também está mudando. Existem aquelas que traem somente para revidar.
Para mim, a fidelidade é um pacto, uma opção que fazemos com nosso companheiro e que temos que validar a cada momento. Com amor, carinho, cumplicidade, amizade e respeito. Não acho que vale a pena arriscar um casamento de tantos anos por uma aventura, uma atração sexual passageira.
Em minha opinião o casal tem que resolver todas as suas crises, conversando, expondo suas decepções, falando sobre sexo, sobre suas fantasias e fazer tudo para acender a chama da paixão, com sua própria companheira.
O que não falta hoje em dia são dicas para sair da rotina.
Não conseguiria perdoar uma traição, seguir em frente com meu parceiro, como se nada tivesse acontecido, cada um tem seu grau de tolerância, e o meu nesta situação é zero.
Aqueles que já passaram por situações de traição, sabem perfeitamente que as suas emoções são muito negativas, e destroem a auto-estima de qualquer um.
Uma coisa é certa, cada caso é um caso. Conheço pessoas que estavam casadas há muito anos, e conheceram sua alma gêmea fora do casamento. Neste caso talvez só o coração pode falar mais alto. Lembre-se nosso amor próprio não pode estar no outro, temos que ter auto-estima, nos amar em primeiro lugar.

"Ainda que a traição agrade, o traidor é sempre odiado." Miguel de Cervantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário